ROI é um indicativo econômico usado principalmente para identificar retornos financeiros sobre os investimentos. Assim, é um indicador importante no planejamento financeiro. Através dele, é possível fazer análises da eficiência de investimentos aplicados e um estudo dos potenciais a se investir.
Neste artigo, você vai conferir o que é o ROI, bem como qual seu objetivo de uso e os benefícios que tornam esse indicador fundamental para a compreensão da viabilidade de negócios e investimentos.
O termo ROI é uma sigla em inglês que significa Return on Investment, que pode ser traduzido como Retorno sobre o Investimento. Por meio deste, é possível identificar a rentabilidade dos investimentos feitos, sendo possível entender quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) com cada investimento realizado.
Calcula-se o ROI a partir da aplicação de uma fórmula matemática, onde é possível analisar a relação entre o que foi gasto e o que se reverteu em benefícios. Dessa forma, o cálculo do ROI é um grande diferencial para auxiliar na tomada de decisões, que interferem significativamente no andamento e nos retornos financeiros da empresa.
Um dos seus principais objetivos é analisar a viabilidade de quaisquer iniciativas que dependam de investimentos, como por exemplo:
O ROI é um indicador que vem sendo muito utilizado na área de marketing digital. Para a área, o ROI é uma ferramenta que pode ser analisada quase que em tempo real, enquanto as ações de marketing estão acontecendo. Portanto, apresenta-se como peça chave para o entendimento e acompanhamento dos retornos das ações em desenvolvimento.
Por exemplo, pense no uso do indicador na área do marketing digital. Imagine o caso de existir a opção de investir em diferentes canais virtuais para visualização de produtos e serviços de uma empresa.
Dentre as opções, foram escolhidas três diferentes plataformas e o valor investido em cada uma delas foi o mesmo. Nesse caso, seria de grande valia avaliar os dados, para assim compreender qual plataforma teve o melhor resultado de retorno dos investimentos feitos.
Neste exemplo, essa etapa de análise de dados apresenta de forma clara a finalidade do ROI. Através do cálculo matemático, é possível identificar qual plataforma foi a mais efetiva, bem como qual teve um maior retorno de potenciais consumidores dos produtos e serviços apresentados. Todas essas métricas de efetividade de investimento são fundamentais para a definição das estratégias futuras do negócio.
O ROI oferece as respostas necessárias para a tomada de decisão em diversas ações dentro de uma empresa. Isso vale desde de pequenas ações até o desenvolvimento de estratégias que demandam altos investimentos.
Com os resultados do ROI é possível tomar decisões mais assertivas, com embasamento quantitativo financeiro. Dessa maneira, as possibilidades de ações estratégicas de investimento podem aparecer em quatro formas, sendo elas:
São grandes os benefícios que o cálculo desse indicador pode proporcionar à empresa, por exemplo:
Apesar de ser um cálculo muito importante e efetivo, o ROI possui algumas limitações em sua aplicabilidade. Um dos problemas que pode aparecer é a definição correta dos conceitos de “lucro” e “investimento”. O lucro, por exemplo, pode ser dividido em lucro bruto, lucro operacional, lucro financeiro, dentre outros.
Portanto, a correta definição desses conceitos-chave, quando adaptados para o contexto do estudo, é de fundamental importância para a correta aplicação do ROI.
Outra limitação que pode vir a ocorrer, seguindo a lógica da adaptação dos dados, é a incompatibilidade quando for feita a análise de investimentos diferentes. Normalmente, tipos de investimentos diferentes possuem métricas e cálculos de lucratividade próprios, o que dificulta que eles sejam colocados um ao lado do outro para comparação.
Além disso, o ROI é um indicador mais centrado para análises na rentabilidade de curto prazo, ou seja, ignora investimentos de longo prazo. Isso acontece porque o ROI considera apenas as receitas e custos do período corrente. Ou seja, não inclui em seu cálculo a maneira como esses gastos e investimentos podem afetar a rentabilidade do ativo ao passar do tempo.
A fórmula do ROI é muito simples. Basicamente, se trata de encontrar a diferença entre os ganhos obtidos com uma ação ou projeto e seu investimento inicial, e então, dividir esse resultado pelo investimento inicial. Por fim, para encontrar uma porcentagem que quantifique a eficiência do investimento, basta multiplicar o cálculo descrito por 100.
Confira a fórmula matemática do ROI:
ROI = (ganho obtido – valor do investimento inicial) / valor do investimento inicial
Essa fórmula pode ter uso de modo abrangente, para analisar o negócio como um todo ou de modo mais específico para avaliar um projeto/área individualmente. Quando o cálculo é feito na forma de porcentagem, temos a oportunidade de comparar o ROI de diferentes ações ou estratégias, o que pode ser de grande valia para as tomadas de decisões.
Imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 200 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 50 mil. Ao utilizarmos a fórmula do ROI, chegamos aos seguintes resultados:
ROI = (200.000 – 50.000) / 50.000
ROI = 3
Nesse exemplo, o retorno foi de 3 vezes o valor investido inicialmente. Para obter a porcentagem multiplicamos o número por 100 e chegamos aos 300% de retorno sobre o valor investido. Nesse caso o ROI foi positivo, mas é importante citar que o resultado também pode ser negativo, o que significaria que a empresa perdeu dinheiro com seus investimentos.
Agora que você já conferiu o que é o ROI, o seu objetivo de uso e os benefícios deste indicador, veja a seguir quatro dicas práticas para tornar o ROI mais eficiente nas empresas.
A partir do momento que a instituição entende que há necessidade de ser feito um investimento, é de extrema importância que seja feito um estudo do mercado. Através desse estudo, busca-se diminuir os riscos do investimento e consequentemente aumentar as chances de que ele tenha retornos positivos para a empresa.
Ter um gerenciamento bem estruturado dos processos internos da empresa auxilia a identificar possíveis falhas e reduzir perdas. Dessa forma, é possível reduzir custos, e, portanto, aumentar ganhos e uma maior chance de ter resultados positivos com os investimentos feitos pela empresa.
Veja também: Custos diretos: O que são, importância e exemplos e Custos indiretos: Entenda o que são e qual sua relação com os custos diretos
Estabelecer metas de retorno para os investimentos é muito importante para que os resultados calculados no ROI sejam interpretados de forma correta.
Muitos investimentos levam algum tempo para atingir respostas eficazes, por isso, sempre deve-se definir um tempo de periodicidade para analisar o cálculo de ROI. Caso isso não seja feito, decisões precipitadas podem ser tomadas pelo tempo de retorno ter sido insuficiente, devido a apresentar resultados alterados por fatores, como por exemplo, a sazonalidade.
Como descrito ao longo do texto, o ROI é um indicador que quantifica o retorno de um investimento aplicado. Portanto, a análise do ROI como único indicador pode acabar confundindo o empreendedor. Por isso, a visão ampla do ROI juntamente com outros indicadores é essencial para uma análise eficiente.