Indicadores de rentabilidade: Como aumentar o desempenho financeiro da sua empresa

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O que você vai aprender

Introdução: O que são Indicadores de Rentabilidade?

Os Indicadores de Rentabilidade são métricas utilizadas para examinar o retorno financeiro da empresa, podendo analisar diversas áreas ou o negócio como um todo. Sendo assim, existem diversos tipos de indicadores que estudam a rentabilidade de formas diferentes. 

Esses recursos são essenciais para a tomada de decisões, para a saúde financeira e para o planejamento estratégico, ajudando sempre a manter uma ampla visão sobre o estado econômico da empresa. 

Nesse artigo, serão abordados os principais indicadores, suas utilidades e exemplos práticos de uso. Para entender ainda mais sobre gestão financeira, baixe nosso guia completo sobre esse assunto!

Principais Indicadores de Rentabilidade

Quando se trata de Indicadores de Rentabilidade, existem 6 principais tipos que podem ajudar você a levar seu negócio para outro nível de gestão financeira. Eles são: Margem de Lucro, Retorno sobre Investimento (ROI), Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE), Retorno sobre Ativos (ROA), Payback e Taxa Interna de Retorno (TIR). 

A seguir, serão explorados os conceitos e a utilidade de cada um deles.

Margem de Lucro

A Margem de Lucro é um indicador majoritariamente usado para medir a saúde financeira de um negócio, verificando a relação entre a lucratividade da empresa e suas receitas. A Margem de Lucro pode ser bruta (desconsidera despesas indiretas) ou líquida (considera despesas indiretas). Além disso, é um medidor muito importante na hora da formação de preço dos produtos e para garantir a viabilidade da empresa a longo prazo. O cálculo de Margem de Lucro é: 

Margem de Lucro = (Lucro (Líquido ou Bruto) / Receita total) * 100

Retorno Sobre o Investimento (ROI)

O Retorno Sobre o Investimento(ROI) é utilizado para medir a rentabilidade de um investimento, mostrando quanto uma empresa ganha ou perde em relação ao dinheiro aplicado. Dessa forma, é um indicador muito importante para o planejamento financeiro do negócio, visto que colabora na análise de diversos tipos de investimento. Seu cálculo é dado por:

ROI = (Ganho obtido – Valor do investimento inicial) / Valor do investimento inicial

Por exemplo, digamos que sua empresa tenha investido R$ 50.000,00 reais e que esse investimento tenha gerado um ganho de R$150.000,00. Portanto, o ROI é dado por: 

 (150.000-50.000)/50.000 = 2

Nesse caso, o ROI foi igual a 2, logo a empresa ganhou com seus investimentos. Se o número fosse negativo, haveria uma perda de dinheiro.

Retorno Sobre o Patrimônio Líquido (ROE)

O Retorno Sobre Patrimônio Líquido (ROE) busca mostrar o quão eficiente um negócio é em gerar lucro a partir dos seus recursos, analisando a relação entre o lucro obtido e o patrimônio líquido. Um bom ROE, indica que a empresa consegue fazer uso de seus recursos de forma eficiente para gerar receita, o que o torna um indicador importante para atrair acionistas, que buscam uma empresa que os gere o máximo de dinheiro possível. Segue o cálculo do ROE:

ROE = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido) * 100

Retorno sobre Ativos (ROA)

O Retorno sobre Ativos (ROA) avalia a capacidade de uma empresa em gerar retorno financeiro a partir de seus ativos, refletindo sua eficiência operacional

Um ROA alto mostra que a empresa está utilizando seus recursos de maneira eficaz, conseguindo gerar mais lucro com um volume menor de ativos. Enquanto o índice baixo, indica uma menor eficiência sugerindo que, apesar de possuir muitos ativos, a empresa não está conseguindo convertê-los em lucro de forma satisfatória.  

Assim, o ROA é uma métrica importante para avaliar o quão bem uma empresa está aproveitando seus recursos para alcançar resultados financeiros positivos.

Também é um indicador que pode ser utilizado para buscar mais acionistas para a empresa, uma vez que pode apresentar o potencial futuro da empresa e até mesmo a sua competitividade. A fórmula para calcular o ROA é:

ROA = (Lucro Líquido / Ativo Total) * 100

Payback

O Payback é um indicador que leva em consideração o tempo necessário para que o retorno se iguale ao investimento inicial. Para isso, ele utiliza os dados do fluxo de caixa da empresa, que deve ser muito bem registrado para que o Payback tenha um resultado confiável. É um medidor essencial para obter uma maior previsibilidade de quão seguro é um investimento, pois mostra a velocidade de recuperação do valor gasto.

Esse indicador pode ser útil na análise de projetos, já que é essencial para verificar a viabilidade da compra e se ele possui um retorno mais rápido sobre o investimento do que outras opções no mercado. Ademais, ele também indica o risco envolvido em tal.

Taxa Interna de Retorno (TIR)

A Taxa Interna de Retorno (TIR) é uma taxa de desconto hipotética que transforma o VPL (Valor Presente Líquido) em zero, para obtê-la é necessário estimar o fluxo de caixa futuro. Isso significa que, ao aplicar essa taxa, o valor dos investimentos e as receitas geradas ao longo do tempo se equilibram. Ela é uma ferramenta importante para avaliar se um investimento é financeiramente viável. A fórmula para calcular a Taxa Interna de Retorno é:

Na qual:

VPL (Valor Presente Líquido) = 0 (já foi substituído nessa fórmula)

FC = Fluxo de caixa

n = número de períodos

TIR = Valor da Taxa Interna de Retorno, a ser obtido


Como utilizar indicadores de rentabilidade na gestão financeira?

Para realizar um bom uso dos Indicadores de Rentabilidade na Gestão Financeira de sua empresa é de suma importância que os dados desse setor estejam muito bem organizados. Dessa maneira, os indicadores irão gerar métricas precisas e úteis para analisar o desempenho financeiro de seu negócio e ajudarão a identificar onde são necessárias melhorias. 

Após isso, é essencial realizar uma interpretação detalhada dos resultados, eles certamente irão gerar informações valiosas sobre a saúde financeira e eficiência operacional de sua empresa. Nesse sentido, também é importante não se prender à utilização de apenas um ou dois indicadores, dado que eles podem não representar corretamente a imagem total do negócio. Para evitar isso, tente utilizar uma grande variedade de indicadores e procure estudar os que façam mais sentido, levando em consideração a realidade da sua empresa.


Qual a diferença entre lucratividade e rentabilidade?

Apesar de estarem relacionados, os conceitos de Lucratividade e Rentabilidade possuem diferenças entre si e aplicações divergentes na análise financeira. 

A lucratividade está ligada ao lucro líquido da receita total arrecadada, ou seja, ela se relaciona a tudo que é gerado de receita, mostrando se a operação da empresa é suficiente para ganhar dinheiro ou se está gerando uma perda. Ela é calculada por: 

Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) * 100

Enquanto isso, a rentabilidade é relacionada ao lucro líquido de um investimento financeiro da empresa, podendo medir os ganhos ou perdas que ele gera. A fórmula da Rentabilidade é dada por:

Rentabilidade = (Lucro Líquido / Investimento) * 100

Logo, a rentabilidade engloba apenas a parte dos investimentos, enquanto a lucratividade tem uma abordagem mais ampla na economia da empresa.


Como interpretar os resultados dos indicadores?

Para realizar uma interpretação minuciosa dos resultados dos indicadores, é essencial se atentar ao contexto atual de sua empresa, sempre pensando criticamente sobre os resultados e os comparando ao que era esperado. Dessa forma, se um resultado diferir demais do número que se tinha em mente, é provável que  seja necessário uma pesquisa mais profunda para entender o que causou essa diferença.

Além disso, é essencial que os gestores busquem realizar melhorias nos setores em que tais indicadores estejam piores do que o desejado, podendo ajustar metas ou iniciar projetos que busquem aprimorar os resultados financeiros das áreas.

Caso os indicadores estejam acima do esperado, esses resultados podem ser utilizados para incentivar os colaboradores, em vista de seu bom trabalho, e as metas podem ser aumentadas para fomentar uma mentalidade de crescimento dentro da empresa.


Conclusão

Portanto, é perceptível que os Indicadores de rentabilidade são essenciais para o sucesso financeiro das empresas, desde que sejam utilizados de forma organizada e com dados bem estruturados. Existem muitos indicadores prontos para auxiliar você a elevar o nível da gestão financeira de sua empresa.

Para maximizar a rentabilidade de sua empresa, entre em contato com a EPR Consultoria ou baixe nosso e-book gratuito sobre gestão financeira eficiente!

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