POR QUE CALCULAR O MARKUP? ENTENDA A IMPORTÂNCIA PARA SUA EMPRESA

Tempo de Leitura: 7 minutos

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O que você vai aprender

 

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O markup é um indicador utilizado para a determinação do preço de um certo produto ou serviço, a fim de torná-lo mais competitivo. Dessa forma, aumentando a lucratividade da empresa.

No texto abaixo, você entenderá melhor sobre o conceito de markup, além de sua importância e como calculá-lo em seu negócio. 

O que é o markup?

Markup é um termo financeiro que considera o valor adicionado a um produto ou serviço em relação ao seu custo original. Ele é geralmente expresso como uma porcentagem do custo, e muitas vezes utilizado como base para a definição do preço do que se quer vender. 

Dessa forma, o markup pode utilizar de diferentes fatores para sua determinação, tais como a concorrência,  a demanda, o público-alvo, entre outros. A partir disso, deve-se definir a diferença entre o preço de venda de um serviço ou produto e seu custo de produção

Para que serve o markup?

A fim de se manter sustentável e competitiva no mercado, uma empresa deve ter conhecimento profundo de sua estrutura financeira e um bom planejamento. Esse planejamento passa, principalmente, por uma boa estratégia de precificação de seus produtos e/ou serviços.

Vale ressaltar que esse método está intimamente relacionado com determinar preços que cubram os custos e não com o lucro que você ganha. Essa é apenas uma de várias ferramentas financeiras que, se combinadas, podem auxiliar na precificação mais justa e correta.

Ao utilizar o markup, as empresas podem tomar decisões mais assertivas em relação aos preços de seus produtos e serviços, contribuindo para a otimização de sua gestão financeira. Além disso, essa ferramenta é especialmente importante em setores altamente competitivos, onde a definição do preço de venda pode ser determinante para a sobrevivência dos negócios. 

Por que o markup é importante para o seu negócio?

O markup é importante, pois é uma das ferramentas base para a precificação mais precisa do produto que sua empresa oferece. A partir dele, é possível estabelecer preços justos que estejam alinhados com a estrutura de custos da empresa e com a margem de lucro desejada.

Empresas que adotam essa estratégia, podem obter as seguintes vantagens:

  1. Avaliar a rentabilidade dos produtos e serviços: por meio do markup, é possível analisar o quanto cada produto ou serviço contribui para a rentabilidade geral da empresa.
  2. Identificar oportunidades de redução de custos: ao analisar o markup de cada produto ou serviço, a empresa pode identificar oportunidades para reduzir custos, aumentando a eficiência operacional e a rentabilidade.
  3. Facilitar a gestão financeira: com o uso de um markup consistente, a empresa pode ter mais controle sobre suas finanças e prever com mais precisão os resultados financeiros futuros.

Todas as empresas podem utilizar o markup?

Uma grande vantagem dessa ferramenta financeira é que todas empresas podem utilizar. Independentemente do tamanho ou nicho que a empresa ocupa, o markup pode ser usado para garantir a lucratividade dos negócios e uma precificação adequada.

No entanto, é importante destacar que o uso do markup exige um conhecimento técnico específico e uma análise criteriosa dos custos envolvidos na produção ou aquisição do produto, ou serviço.

Ou seja, para que essa ferramenta seja utilizada da maneira correta, é necessário que se tenha um conhecimento avançado dos processos e funcionamento da empresa.

Além disso, é necessário definir uma margem de lucro realista e adequada à realidade do mercado em que a empresa atua. Com uma metodologia de cálculo adequada e a adoção de boas práticas de gestão financeira, o markup pode ser uma ferramenta poderosa para garantir a lucratividade e a competitividade dos negócios.

O que você precisa saber antes de calcular o markup?

Antes de calcular o markup propriamente dito, é preciso que se tenha conhecimento de alguns conceitos importantes sobre o produto e/ou serviço que se deseja precificar. 

Dentre as principais informações que devem ser consideradas, destacam-se:

  • Custos fixos:

    Aqueles que não variam com o volume de produção ou de vendas da empresa. Ou seja, são custos que permanecem constantes durante determinado período independentemente do nível de atividade da empresa. Exemplos de custos fixos incluem o aluguel do imóvel, a depreciação de máquinas e equipamentos, o salário dos funcionários administrativos, o seguro, a conta de luz.

  • Custos variáveis:

    São os custos que geralmente estão diretamente relacionados com o volume de vendas ou produção de uma empresa. Alguns exemplos são a comissão dos vendedores e os impostos sobre a venda.

  • Margem de lucro:

    A margem de lucro, de forma simplificada, é o que “sobra” para a empresa após o desconto dos custos, impostos e outras despesas.

  • Impostos:

    Considerar os impostos é fundamental para determinar o markup de um produto ou serviço, uma vez que estes podem representar uma parcela significativa dos custos da empresa. Vale ressaltar que eles podem variar, dependendo do produto ou serviço oferecido.

  • Comissões:

    Essas também devem ser consideradas ao precificar um produto e/ou serviço. As comissões são valores pagos aos vendedores como forma de remuneração por uma venda ou negociação intermediada por eles.

Como o markup ajuda na precificação dos serviços?

O markup é aplicado para precificar serviços/produtos de uma empresa através da definição de um percentual a ser adicionado aos custos diretos do produto/serviço para se chegar ao preço final de venda. Para aplicar essa ferramenta, é importante seguir alguns passos, dentre eles, alguns de maior importância:

  • Identifique os custos diretos do produto/serviço: custos diretamente relacionados com a produção ou prestação de serviços (como matéria-prima)
  • Identifique os custos indiretos: não estão diretamente relacionados à produção ou prestação do serviço, como aluguel, água, luz, telefone.
  • Identifique as despesas fixas e variáveis
  • Calcule a margem de lucro desejada
  • Calcule o markup (levando em consideração tudo que pode impactar nele)

Com o markup já calculado, basta adicionar esse percentual aos custos diretos do produto/serviço para se chegar ao preço final de venda.

Como calcular o markup?

Para calcular o markup, é necessário ter conhecimentos dos conceitos explicados acima, DF (custos/despesas fixas), DV (custos/despesas variáveis e ML (margem de lucro).

Markup = 100/100 – (DF + DV + ML)

A partir daí, possuímos o multiplicador, que pode ser aplicado no custo de fabricação dos produtos ou prestação dos serviços, para então chegar no preço de venda ideal.

Preço de venda = Markup x Custo do produto/serviço

Ou seja, esse preço de venda deve cobrir todos os custos e despesas do produto/serviço e ainda obter a margem de lucro desejada.

Como calcular markup no excel?

Para facilitar a sua vida, saiba que também é possível calcular o markup em uma planilha no excel. 

Na imagem acima, temos os valores de markup e preço de venda que queremos determinar, basta colocar a fórmula Markup = 100/(100 – (DF + DV + ML) na célula A2 e colocar o custo do produto/serviço na célula B2. A partir disso selecionar a célula C2 e igualar à multiplicação entre A2 e B2 (Markup x Custo do produto), assim chegando no preço de venda desejado.

Exemplos de markup 

Vamos supor que uma empresa que produz e vende determinado produto calculou que as despesas fixas representam 15% das despesas e as variáveis representam 12%. Além disso, o custo do produto é de R$100,00 e a margem de lucro desejada pela empresa é de 15%.

Para calcular o markup, basta usar a fórmula exposta anteriormente e substituir os valores:

Markup = 100/[100- (15% + 12% + 15%)] = 1,72

Dessa forma, obtemos o multiplicador 1,72, basta aplicá-lo sobre o custo de produção, e assim temos o preço de venda ideal.

Preço de venda = 1,72 x R$100,00 = R$172,00

Logo, R$172,00 é o preço mínimo que deve ser colocado para o produto para cubrir todas as despesas e custos relacionados a ele e também tenha a margem de lucro desejada. 

5 erros ao calcular o markup

Ao calcular o markup, é preciso tomar cuidado com algumas situações que podem prejudicar a precisão e assertividade do seu cálculo. Aqui estão alguns pontos de atenção e erros comuns que deve-se evitar no uso da ferramenta:

  • Não considerar todos os custos e despesas

    É importante levar em conta todos os custos e despesas da empresa na hora de calcular o markup, incluindo custos fixos, custos variáveis, despesas administrativas, impostos e comissões.

  • Não considerar a concorrência

    É fundamental analisar os preços praticados pela concorrência na hora de definir a margem de lucro desejada e o preço de venda do produto/serviço.

  • Utilizar informações imprecisas

    Informações desatualizadas ou imprecisas sobre os custos e despesas da empresa podem levar a cálculos de markup equivocados e, consequentemente, a preços de venda inadequados.

  • Não considerar os impostos

    Os impostos são um fator importante na precificação de produtos e serviços, pois podem impactar significativamente o preço final. Por isso, é fundamental considerar os impostos na hora de calcular o markup.

  • Utilizar uma margem de lucro muito alta ou muito baixa

    Definir uma margem de lucro inadequada pode levar a preços de venda muito altos ou muito baixos, o que pode comprometer a competitividade da empresa.

Existe um markup ideal?

Ao contrário do que muitos podem pensar, não existe um único markup ideal. Esse indicador pode variar com o tipo de produto/serviço oferecido, os custos e despesas da empresa, a concorrência, as condições do mercado, entre outros. 

O markup ideal seria aquele que permite que a empresa cubra seus custos e despesas e obtenha um lucro adequado, proporcionando vantagem competitiva à empresa. 

Mas, sabendo que o mercado é dinâmico e pode sofrer mudanças ao longo do tempo, é necessário que as empresas monitorem seus resultados. Dessa forma, podem fazer ajustes no markup e nos preços de venda, a fim de garantir a sustentabilidade do negócio e a satisfação dos clientes.

Saiba as diferenças entre Markup, Margem de Contribuição e Margem de Lucro

É muito comum, para quem ainda está conhecendo mais sobre o assunto, associar os termos markup, margem de contribuição e margem de lucro como a mesma coisa. Embora utilize-se três indicadores financeiros para avaliar a rentabilidade de um produto/serviço, eles possuem definições e finalidades diferentes.

O markup é um multiplicador aplicado ao custo do produto/serviço para determinar o preço de venda, essencial para a precificação.

 A margem de contribuição é um percentual que representa a diferença entre o preço de venda, os custos e as despesas variáveis. Ela é importante para avaliar a viabilidade da produção ou prestação de serviço. 

Já a margem de lucro é a diferença entre o preço de venda e todos os custos e despesas que envolvem o produto ou serviço e pode ser utilizada para avaliar a rentabilidade da empresa.

Como a EPR pode ajudar a sua empresa com o markup

O markup é um indicador muito importante para a estratégia financeira das empresas. É de extrema importância que se tenha conhecimento dele para uma melhor e mais justa precificação de produtos e/ou serviços.

 Para ajudá-lo a gerir financeiramente seu negócio e obter resultados positivos, a EPR construiu uma planilha para cálculo de preço de venda dos seus produtos, clique aqui para baixá-la!

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