ROI, ou Retorno sobre o Investimento, é um indicador financeiro que mede a rentabilidade de um investimento. Calcula-se a partir dos valores de ganho obtido e do investimento inicial, multiplicando por 100 para obter o retorno em termos porcentuais. Assim, é um indicador importante no planejamento financeiro. Através dele, é possível fazer análises da eficiência de investimentos aplicados e um estudo dos potenciais a se investir.
Neste artigo, você vai conferir o que é o ROI, bem como qual seu objetivo de uso e os benefícios que tornam esse indicador fundamental para a compreensão da viabilidade de negócios e investimentos.
O que é ROI?
ROI é uma sigla em inglês que significa Return on Investment, que pode ser traduzido como Retorno sobre o Investimento. Por meio deste, é possível identificar a rentabilidade dos investimentos feitos, sendo possível entender quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) com cada investimento realizado.
Calcula-se o ROI a partir da aplicação de uma fórmula matemática, onde é possível analisar a relação entre o que foi gasto e o que se reverteu em benefícios. Dessa forma, o cálculo do ROI é um grande diferencial para auxiliar na tomada de decisões, que interferem significativamente no andamento e nos retornos financeiros da empresa.
Um dos seus principais objetivos é analisar a viabilidade de quaisquer iniciativas que dependam de investimentos, como por exemplo:
- Criação de novos projetos;
- Implementação de novos produtos;
- Construção de unidades físicas;
- Compra de maquinário;
- Entre outras.
Para que serve o ROI?
O ROI é um indicador que vem sendo muito utilizado em diversas áreas.
Na área de marketing digital, por exemplo, o ROI é uma ferramenta que pode ser analisada quase que em tempo real, enquanto as ações de marketing estão acontecendo. Portanto, apresenta-se como peça chave para o entendimento e acompanhamento dos retornos das ações em desenvolvimento.
Por exemplo, pense no uso do indicador na área do marketing digital. Imagine o caso de existir a opção de investir em diferentes canais virtuais para visualização de produtos e serviços de uma empresa.
Dentre as opções, foram escolhidas três diferentes plataformas e o valor investido em cada uma delas foi o mesmo. Nesse caso, seria de grande valia avaliar os dados, para assim compreender qual plataforma teve o melhor resultado de retorno dos investimentos feitos.
Neste exemplo, essa etapa de análise de dados apresenta de forma clara a finalidade do ROI. Através do cálculo matemático, é possível identificar qual plataforma foi a mais efetiva, bem como qual teve um maior retorno de potenciais consumidores dos produtos e serviços apresentados. Todas essas métricas de efetividade de investimento são fundamentais para a definição das estratégias futuras do negócio.
Outros exemplos de cálculo do ROI:
- No setor de Recursos Humanos, o ROI pode medir a eficácia dos programas de treinamento, comparando os benefícios obtidos em produtividade com os custos das ações;
- Na área de Vendas, pode avaliar o retorno sobre os investimentos em novos canais de distribuição, relacionando o aumento das vendas com os custos de implementação;
- Na compra de um novo maquinário para uma empresa:
Uma empresa de manufatura pode usar o ROI para avaliar a compra de um novo equipamento comparando os ganhos adicionais gerados pela nova máquina com seu custo.
Por exemplo, se uma nova máquina custa R$100.000 e aumenta a produção mensal em R$10.000, o ROI anual seria calculado da seguinte forma:
Esse cálculo mostra que o investimento geraria um retorno de 20% ao ano, ajudando a empresa a decidir se a compra é viável.
Medição de ROI em pesquisa e desenvolvimento para startups:
Uma startup pode avaliar o retorno financeiro em pesquisa e desenvolvimento (P&D) ao comparar o aumento de receita gerado por inovações desenvolvidas contra os custos envolvidos.
Suponha que a startup investiu R$50.000 em P&D e, como resultado, lançou um produto que gerou R$200.000 em receita adicional. O ROI seria:
Se esse retorno for elevado, indica que o investimento em P&D foi altamente lucrativo, guiando a startup em futuras decisões de investimento, alocação de recursos e estratégias de desenvolvimento.
Quais são os benefícios de calcular o ROI?
O ROI oferece as respostas necessárias para a tomada de decisão em diversas ações dentro de uma empresa. Isso vale desde de pequenas ações até o desenvolvimento de estratégias que demandam altos investimentos.
Com os resultados do ROI é possível tomar decisões mais assertivas, com embasamento quantitativo financeiro. Dessa maneira, as possibilidades de ações estratégicas de investimento podem aparecer em quatro formas, sendo elas:
- Continuação;
- Correção;
- Substituição;
- Interrupção.
São grandes os benefícios que o cálculo desse indicador pode proporcionar à empresa, por exemplo:
- Avaliar o quanto as ações de marketing influenciam no faturamento da empresa;
- Planejar metas comerciais reais com base em resultados atingíveis;
- Identificar a rentabilidade dos investimentos, proporcionando um aumento nas vendas e nos lucros.
Comparação do ROI com outros indicadores
Além do ROI, outros indicadores financeiros devem ser considerados para uma análise completa de investimentos, como:
O Valor Presente Líquido (VPL) que calcula a diferença entre o valor presente das entradas e saídas de caixa futuras, descontadas a uma taxa específica. Ele ajuda a determinar se um investimento é lucrativo ao longo do tempo, considerando o valor do dinheiro no tempo.
A Taxa Interna de Retorno (TIR) é a taxa de desconto que iguala o valor presente das entradas de caixa com o valor presente das saídas de caixa. Ela fornece a taxa de retorno esperada de um investimento, sendo útil para comparar diferentes projetos de investimento.
Comparar ROI com VPL e TIR permite uma análise mais abrangente, pois enquanto o ROI fornece uma medida rápida de rentabilidade, o VPL e a TIR consideram a dimensão temporal dos fluxos de caixa, ajudando gestores a tomar decisões mais informadas e estratégicas, alinhadas com os objetivos financeiros de longo prazo da empresa.
Limitações do cálculo ROI: saiba mais
Apesar de ser um cálculo muito importante e efetivo, o ROI possui algumas limitações em sua aplicabilidade. Um dos problemas que pode aparecer é a definição correta dos conceitos de “lucro” e “investimento”. O lucro, por exemplo, pode ser dividido em lucro bruto, lucro operacional, lucro financeiro, dentre outros.
Portanto, a correta definição desses conceitos-chave, quando adaptados para o contexto do estudo, é de fundamental importância para a correta aplicação do ROI.
Outra limitação que pode vir a ocorrer, seguindo a lógica da adaptação dos dados, é a incompatibilidade quando for feita a análise de investimentos diferentes. Normalmente, tipos de investimentos diferentes possuem métricas e cálculos de lucratividade próprios, o que dificulta que eles sejam colocados um ao lado do outro para comparação.
Além disso, o ROI é um indicador mais centrado para análises na rentabilidade de curto prazo, ou seja, ignora investimentos de longo prazo. Isso acontece porque o ROI considera apenas as receitas e custos do período corrente. Ou seja, não inclui em seu cálculo a maneira como esses gastos e investimentos podem afetar a rentabilidade do ativo ao passar do tempo.
Qual é a fórmula do cálculo ROI?
A fórmula do ROI é muito simples. Basicamente, se trata de encontrar a diferença entre os ganhos obtidos com uma ação ou projeto e seu investimento inicial, e então, dividir esse resultado pelo investimento inicial. Por fim, para encontrar uma porcentagem que quantifique a eficiência do investimento, basta multiplicar o cálculo descrito por 100.
Confira a fórmula matemática do ROI:
ROI = (ganho obtido – valor do investimento inicial) / valor do investimento inicial
Essa fórmula pode ser usada de modo abrangente, para analisar o negócio como um todo ou de modo mais específico para avaliar um projeto/área individualmente. Quando o cálculo é feito na forma de porcentagem, temos a oportunidade de comparar o ROI de diferentes ações ou estratégias, o que pode ser de grande valia para as tomadas de decisões.
Exemplo de cálculo ROI
Imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 200 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 50 mil. Ao utilizarmos a fórmula do ROI, chegamos aos seguintes resultados:
ROI = (200.000 – 50.000) / 50.000
ROI = 3
Nesse exemplo, o retorno foi de 3 vezes o valor investido inicialmente. Para obter a porcentagem multiplicamos o número por 100 e chegamos aos 300% de retorno sobre o valor investido. Nesse caso o ROI foi positivo, mas é importante citar que o resultado também pode ser negativo, o que significaria que a empresa perdeu dinheiro com seus investimentos.
4 dicas para ter um bom ROI na empresa
Agora que você já conferiu o que é o ROI, o seu objetivo de uso e os benefícios deste indicador, veja a seguir quatro dicas práticas para tornar o ROI mais eficiente nas empresas.
1. Fazer um estudo de mercado para diminuir riscos
A partir do momento que a instituição entende que há necessidade de ser feito um investimento, é de extrema importância que seja feito um estudo do mercado. Através desse estudo, busca-se diminuir os riscos do investimento e consequentemente aumentar as chances de que ele tenha retornos positivos para a empresa.
2. Ter um gerenciamento interno estruturado
Ter um gerenciamento bem estruturado dos processos internos da empresa auxilia a identificar possíveis falhas e reduzir perdas. Dessa forma, é possível reduzir custos, e, portanto, aumentar ganhos e uma maior chance de ter resultados positivos com os investimentos feitos pela empresa.
Veja também: Custos diretos: O que são, importância e exemplos e Custos indiretos: Entenda o que são e qual sua relação com os custos diretos
3. Definir prioridades e planejar a periodicidade de análise
Estabelecer metas de retorno para os investimentos é muito importante para que os resultados calculados no ROI sejam interpretados de forma correta.
Muitos investimentos levam algum tempo para atingir respostas eficazes, por isso, sempre deve-se definir um tempo de periodicidade para analisar o cálculo de ROI. Caso isso não seja feito, decisões precipitadas podem ser tomadas pelo tempo de retorno ter sido insuficiente, devido a apresentar resultados alterados por fatores, como por exemplo, a sazonalidade.
4. Ter visão ampla
Como descrito ao longo do texto, o ROI é um indicador que quantifica o retorno de um investimento aplicado. Portanto, a análise do ROI como único indicador pode acabar confundindo o empreendedor. Por isso, a visão ampla do ROI juntamente com outros indicadores é essencial para uma análise eficiente.
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