O Lean Thinking é uma metodologia que tem sido cada vez mais buscada pelas empresas devido o sucesso proporcionado pela sua filosofia estratégica. Atualmente, muitas empresas continuam utilizando estruturas engessadas e acabam obtendo baixo retorno financeiro. Afinal, há dificuldades para padronizar os processos e atingir o sucesso.
Portanto, este artigo apresenta ferramentas que auxiliam na aplicação do Lean Thinking e contribuem para o melhor desenvolvimento das empresas. Além disso, serão listados os princípios da filosofia, 3 passos para aplicar o Lean Thinking no seu negócio e 3 erros que não devem ser cometidos.
O que é lean thinking?
Após a Segunda Guerra Mundial, houve a criação do Sistema Toyota de Produção, que se define como uma filosofia de gestão com foco em eliminar desperdícios. Para isso, é necessário utilizar processos contínuos de análise e produção a prova de falhas.
Assim o Lean Thinking, originado a partir do Toyotismo, é uma filosofia para as estratégias empresariais que foca no fluxo do valor para o cliente. A partir disso, busca máxima eficiência na produção, redução de desperdícios e utilização mínima de recursos.
Dessa forma, o Lean Thinking promove o foco do gerenciamento e a otimização de tecnologias, recursos e departamentos para que os processos ocorram com mais facilidade.
Qual objetivo do lean thinking?
O principal objetivo do Lean Thinking é a redução de desperdícios e, ao mesmo tempo, gerar valor para o cliente. Para efetuar esta transformação do negócio, primeiramente, você precisa obter uma compreensão clara dos Princípios do Lean Thinking e do conhecimento de como aplicar sistematicamente as Ferramentas Lean.
Quais os 5 princípios do lean thinking?
Os 5 princípios do Lean Thinking são as diretrizes que norteiam a aplicação da metodologia para o alcance do resultado esperado. A primeira publicação sobre o assunto ocorreu em 1990 no livro “The Machine That Change the World”, escrito por James Womack, que exemplificou o objetivo de cada etapa.
1 – Valor
O primeiro princípio do Lean é identificar o que é valor para o seu cliente.
Para isso, se torna necessário entender a demanda do cliente e o que ele realmente precisa, deixando de lado itens supérfluos que não agregam valor no resultado. Sendo assim, é de extrema importância realizar reuniões, conversas e ter um relacionamento próximo com o cliente.
2 – Fluxo de Valor
Após identificar o que é valor para o cliente, é essencial a construção do seu fluxo de valor. Afinal, ele permite visualizar de forma clara o processo, possibilitando identificar facilmente os desperdícios realizados.
Eliminar etapas e processos que não são essenciais irá reduzir o desperdício de sua empresa e, consequentemente, eliminará custos. Para tal, recomenda-se a utilização do Mapeamento de Fluxo de Valor, ferramenta importante na gestão de processos.
3 – Fluxo Contínuo
Depois de identificar quais etapas são necessárias e quais não agregam valor, é primordial que a empresa desenvolva o novo processo de forma enxuta. Visa atender as necessidades dos clientes com agilidade no menor tempo.
4 – Produção Puxada
Nesse princípio, pode-se relacionar diretamente a produção puxada ao conceito de Just in Time, onde o objetivo é armazenar o mínimo de produção em estoque. Portanto, consiste no trabalho sob demanda, eliminando a necessidade de descontos e promoções por conta de estoques gerados pela superprodução.
5 – Perfeição
Por fim, deve seguir pela jornada da melhoria contínua dos processos, a fim de buscar a perfeição. Após ocorrer a reformulação, é importante manter a cultura de melhoria. Para isso, pode-se utilizar o método Kaizen, que consiste na organização e padronização dos processos.
Benefícios do lean thinking
Podemos perceber que empregar a metodologia apresenta diversos benefícios para uma organização. Afinal, a economia de tempo e dinheiro sempre faz diferença nos balanços mensais.
Através da sua aplicação, é possível diminuir o desperdício de matéria-prima e o tempo necessário para realizar as atividades, possibilitando a economia e a otimização dos processos.
De mesmo modo, a execução do Lean gera uma maior satisfação dos clientes, pois visa atingir os pontos fracos da empresa, desenvolvendo melhorias com menos recursos.
3 passos para aplicar lean thinking nos negócios
Para realizar a aplicação da metodologia com sucesso no seu negócio, o primeiro passo é reunir a equipe de gestão. Afinal, com os colaboradores conhecendo a técnica, conseguirão compreender a importância do projeto e de sua utilização.
O segundo passo é desenvolver uma visão geral de todos os setores da empresa. Com isso, fica fácil melhorar as etapas envolvidas na produção e assim, englobá-las na nova metodologia.
Por fim, para realizar a implementação prática, a última etapa visa envolver todos os colaboradores no projeto. Desta forma, surgirão ideias e contribuições para realização de melhorias não identificadas pelos gestores.
3 erros que atrapalham o método lean thinking
Para garantir o sucesso na implementação da metodologia Lean, alguns fatores devem ser levados em consideração.
1- Não possuir uma estratégia definida
A estratégia adequada atribui as responsabilidades de cada um e os recursos que serão comprometidos. Da mesma forma, é necessário antecipar cenários e problemas que podem surgir.
2 – Não envolver os colaboradores diretamente
A participação dos funcionários na tomada de decisões é um princípio básico, pois afeta diretamente a produtividade e a satisfação no trabalho. Logo, se torna fundamental instruir os funcionários quanto à metodologia.
3 – Ter métricas conflitantes
O Lean Thinking requer métricas que se concentrem nos processos de criação de valor. Logo, utilizar indicadores de desempenho individuais por máquina poderá levar à aplicação inadequada da metodologia, comprometendo todo o processo.
Portanto, a metodologia Lean Thinking exige conhecimento detalhado dos gestores antes de sua implementação para o processo ser aplicado com eficácia. Por fim, sua empresa terá alta variabilidade e qualidade, ao passo que o custo irá diminuir. De modo que, proporcionará um gerenciamento de informações simples e preciso.