GESTÃO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL: ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA ÁREA

Tempo de Leitura: 4 minutos

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O que você vai aprender

Gestão da Produção Industrial Banner

A gestão de produção industrial se preocupa em gerenciar a produtividade da empresa, de modo a satisfazer a demanda do consumidor. As operações produtivas requerem controle, logo, o gestor surge para supervisionar as atividades. Dessa forma, proporcionando um melhor desempenho, tanto de qualidade quanto de velocidade.

Portanto, o esquema produtivo precisa focar em um sistema de planejamento e controle confiável. Afinal, assim a empresa consegue localizar os problemas de uma forma mais eficiente e consegue implementar melhorias mais rapidamente.

Para conseguir implementar novas melhorias corretamente, é necessário realizar o curso de Gestão de Produção Industrial, onde irá aprender técnicas para poder gerir uma empresa.

 

O que é gestão de produção industrial?

A gestão de produção industrial é uma área da engenharia que busca gerir e melhorar processos industriais. Dessa forma, busca-se o melhor aproveitamento dos recursos da empresa, analisando e otimizando os processos que ocorrem.

Sendo assim, o gestor realiza o cálculo de custos, acompanha os colaboradores e determina a área de realização das atividades. Por ser um ramo importante que aparece também em pesquisas de implementações de melhorias, enquanto identifica oportunidades no mercado.

 

O que faz a gestão de produção industrial?

A Gestão de Produção Industrial realiza a logística e o controle de processos, busca aumentar a produtividade e manter a qualidade do produto enquanto reduz custos. Além do mais, realiza o acompanhamento da instituição, tornando-a mais organizada e informatizada.

Com seu conhecimento e capacidade de observação, o responsável pela área conecta as diversas partes da empresa com fluidez e aumenta sua competitividade perante o mercado.

Além disso, a Gestão de Produção Industrial possibilita oportunidades tanto em projetos autônomos quanto em empresas fixas. Dessa maneira, a área promove a inovação e a fomentação de novas ideias para novas possibilidades.

 

Qual a importância da gestão de produção industrial?

A produção industrial apresenta uma grande importância na evolução de indústrias. Além de possibilitar a redução de desperdícios, contribui diretamente para o alcance de metas internas.

Nesse sentido se faz necessário o conhecimento da capacidade produtiva de sua empresa, visto que proporciona a criação do planejamento estratégico e o cumprimento de prazos para elevar a satisfação dos clientes.

Diante disso, auxilia na superação de novos desafios apresentados pelo mercado, organizando a logística dos processos e possibilitando a criação de soluções mais eficientes. Com isso, podemos concluir que a Gestão de Produção está diretamente ligada à melhoria contínua da empresa.

 

3 benefícios da gestão de produção industrial

Com a situação econômica atual, os gestores necessitam repensar suas estratégias para propiciar a continuidade dos negócios. A fim de auxiliar nesse processo, listamos alguns dos principais benefícios que a Gestão de Produção Industrial pode proporcionar.

 

Aumento da Qualidade das Entregas

Permite o monitoramento constante dos dados da empresa, promovendo a visualização de possíveis falhas em seus processos e o controle sobre a operação. Assim, eleva a eficiência da cadeia produtiva.

 

Aumento de Produtividade

Atualmente, existe uma melhor gestão das deficiências da produção, permitindo a visualização de novos problemas e possibilitando a sua resolução rapidamente, evitando possíveis perdas.

 

Redução de Custos

A principal vantagem de novas aplicações tecnológicas é a economia obtida, provocando maior confiabilidade aos sistemas utilizados, propiciando a manutenção preventiva e a redução de erros ao longo do processo.

 

Como funciona a produção industrial?

A produção industrial surgiu junto à Primeira Revolução Industrial. A principal função é a transformação de matérias-primas em produtos a serem comercializados. Com o passar dos anos, ocorreu o surgimento de novas tecnologias, possibilitando a melhoria contínua dos processos.

O seu direcionamento acontece na busca do barateamento e agilidade na produção de suas mercadorias, a fim de suprir as diversas necessidades da sociedade. Dessa forma, as etapas da produção podem ser divididas em:

 

Gestão da Produção Industrial

 

Curso gestão de produção industrial: saiba mais

O curso de Gestão de Produção Industrial possui três áreas bases para o desenvolvimento dos alunos, nas quais podemos citar Cálculo, Matemática Financeira e Informática. Além disso, existem diversas áreas específicas como Gestão de Sistemas de Produção, Gestão de Pessoas e Automação.

Em grande parte, o curso é oferecido em modalidade tecnóloga, com uma duração de 3 anos. Assim, apresenta uma visão para o mercado de trabalho e foco na prática.

A disposição do curso ocorre em faculdades públicas e privadas, onde, os valores mensais variam entre R$94 a R$520. Por fim, o curso prepara e possibilita para atuar em diversas áreas do mercado de trabalho, como:

  • Administração de Indústrias;
  • Implementação de Melhorias;
  • Gestão de Pessoas.

 

voltar ao topo

Saiba mais

Banner do Case de Mapeamento de Fluxo de Valor

MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR EM UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA

GESTÃO POR PROCESSOS – A partir do Mapeamento de Fluxo de Valor de toda a planta, os gestores industriais puderam fazer o planejamento de ações para otimizar a produção e, assim, reduzir perdas e custos. O projeto foi executado em apenas 17 dias e identificou mais de 60 pontos de melhorias.

Leia mais »